Mindmaps – Como organizar ideias e ser mais produtivo

Sou desde

há uns bons anos um grande fã do uso de Mindmaps para estruturação de ideias.
Para quem possa não saber o que é um Mindmap, de acordo com a Wikipédia é

(…) o n

ome dado para um tipo de diagrama (…) voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual; para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de brainstorming (tempestade cerebral); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Um mindmap é na realidade uma forma bastante simples de organizar ideias. Na prática, é para mim mais simples usar estes diagramas do que os rabiscos que antes escrevia em papel, que consistiam de pontos, subpontos e mais subpontos.
A diferença é que com o mindmap há um agrupamento visual de ideias no lugar da organização sequencial numa lista de pontos.

Eu utilizo mindmaps para diversas tarefas:

  • Escrever documentos
  • Esta minha necessidade intensificou-se porque, em primeiro lugar, passei escrever mais documentos e, em segundo lugar, passei a escrever exclusivamente em inglês visto encontrar-me a trabalhar na Irlanda. Embora esteja confortável a escrever na língua, organizar ideias e escrever numa língua estrangeira torna-se mais complicado.
    Quando escrevo os documentos, os meus mindmaps são normalmente o mais completos possivel, não apenas um índice organizado. O trabalho depois do mindmap é tipicamente juntas as peças.

  • Decisões
  • Quando trabalhamos, mesmo fora da engenharia de software, temos de pesar pros e contras e tomar decisões. Um mindmap é fenomenal para este efeito. Normalmente marco pros com uma seta verde e contras com uma

    cruz vermelha, obtendo assim uma noção visual das minhas opção apenas pelas cores. E este é apenas um dos exemplo de propriedades que se podem alterar em nós que ajudam no processo

  • Anotações de reuniões
  • Por vezes durante uma reunião necessitamos de tirar notas: coisas a fazer, o que disse uma pessoa, o que ficou de fazer outra, etc. É uma boa ideia ter um portatil com um mindmap no lugar de um caderno pois é possivel anotar em tempo real, graças a bom software.

Para fazer tudo isto utilizo o FreeMind. É feito em java e como tal posso usá-lo tanto em Windows no trabalho como no Mac em casa. Verdade seja dita, nunca utilizei nenhum outro programa de mindmaps, fiquei contente logo com este.
Para completar, o programa é bastante simples de utilizar. Apenas com o teclado conseguimos criar um mindmap muito rápido: setas para mover entre nós, tab cria novo filho, Enter cria no mesmo nível, F2 edita nó. Apenas com isto, estamos a fazer um mindmap muito rápido.

A quem nunca experimentou, aconselho vivamente.


Um mindmap deste próprio artigo
Um mindmap deste próprio artigo

2 thoughts on “Mindmaps – Como organizar ideias e ser mais produtivo”

  1. Olá
    Eu sofro do mesmo mal! desorganização de papeis.. notas que se perdem..
    Creio que é desta que vou abordar o mindmaps.
    como uso WIN e OSX vou tentar o freemind. thks

  2. Eu por acaso antes disto já andava a tentar organizar-me um pouco melhor. Continuo a utilizar o meu Moleskin, especialmente quando vou a reuniões e não tenho máquina à mão ou quando estou on-the-go.

    Não esperes algo muito complexo no FreeMind. Eu uso as features básicas e considero rápido e simples de usar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>