Mudar de vida

Faz hoje exactamente 1 ano e 4 dias que escrevi o meu último post aqui no blog. Imenso tempo de paragem com tanto conteúdo para escrever.

Este post é um pouco mais pessoal para contar o que se passou neste último ano e também dar início a um novo ciclo em que espero ser mais prolífico na minha escrita. Vou tentar que não pareça um pouco como um CV, mas é para dar uma ideia das coisas com que tenho trabalhado, que são agora diferentes de anteriormente.

Até este passado Agosto, continuei em Dublin a trabalhar na ChangingWorlds / Amdocs. Tive a oportunidade de trabalhar em produtos tais como um proxy de conteúdos (Mobile Internet Bridge) e, em grande parte, um sistema de recomendações que escala extremamente bem (Recommender).

Todo o desenvolvimento aqui foi feito em core Java, nada de Java EE – aliás, acho que não uso Java EE há uns 2 ou 3 anos. Ganhei imensa experiência a escrever código multi-threaded mas continuo a ser um nabo – tal como quase toda a gente que conheço que escreve código multi-threaded.

No caso do Recommender, tive a oportunidade de trabalhar durante um ano com Oracle Coherence, que é uma data grid para caching e computação distribuída. Posso dizer que é muito bom para a maioria dos casos – na vida pós-Coherence, só se lhe dá valor depois de não termos tudo o que nos oferecia :)

Ainda na Changinworlds, tive oportunidade de liderar a implementação de metodologias ágeis no departamento de R&D. Não tenho a certeza do número de pessoas, mas cerca de 30 pessoas em diversas equipas estavam a usar uma nossa versão de Scrum quando deixei a empresa. Metodologias destas são um interesse pessoal meu também.

Por último, brinquei também muito com Javascript mais a sério e sou um grande defensor do SOUI / SOFEA. É um dos temas que certamente aqui vou escrever porque já suscitou diversas discussões no grupo do PT.JUG.

Vida Nova

Em Agosto deste mês, decidi, em conjunto com a “patroa que não gosta que lhe chamem patroa”, mudarmos de país. Dublin era demasiado parado por isso mudamo-nos para Londres. Até agora, a cidade que apenas conhecíamos de inúmeras visitas como turistas não deixa nada a desejar.

Para vir para cá, passei para o lado negro da força, como já me disseram. Estou agora a trabalhar na banca de investimento, mais precisamente na UBS.

Em termos de negócio, é tudo novo. Trabalho específicamente em equitiies, no sistema de trading da empresa.

Em termos técnicos, é muito desafiante. Se na empresa anterior haviam desafios de escala grande (e.g. 100 milhões de utilizadores), aqui os desafios são mais de performance e latência. Não irei entrar em grandes detalhes sobre o que usamos em termos de tecnologia aqui no banco mas posso dizer que é tudo desenvolvido in-house.

Esta pequena review dá o background para o tipo de posts que poderei vir a fazer nos próximos tempos: agile, escalabilidade, performance, livros (comprei imensos no último ano), linguagens alternativas, etc.

Espero que ainda ande por aí alguém a ler :)

9 thoughts on “Mudar de vida”

  1. Gosto da exactidão dos 4 dias.
    Bem-vindo de volta.
    Aguardo impacientemente pelos futuros desenvolvimentos.
    Ainda tens (pelo menos) um leitor :)

  2. Claro que há pessoas a lerem-te :)

    Boa sorte para este novo job, tenho a certeza que: qualificado e profissional como és, tudo irá correr pelo melhor!

  3. @Ricardo Antunes: Isso é que foi eficiência a comentar :)

    @Antonio Goncalves: A cidade até agora é espectacular. Já era como turista e morar cá está a ser uma experiência muito positiva.
    E tu, quando vens cá falar ou promover o teu livro?

    @Carlos Martins: Damn! Ainda me falta quase 1 hora para o almoço :S

    @Ruben Alves: Obrigado :) Isto de mudar de trabalho obriga-nos sempre a quase começar do zero e a termos de provar o que valemos, ganhar respeito, etc. É trabalhoso mas também faz do emprego algo mais interessante.

  4. Como vês aqui os tugas ainda guardam religiosamente os links dos blogs interessantes… Mesmo quando estão lá no canto a alguma tempo inactivos! :)
    Sabes que eu agora também mudei para o dark side (Microsoft) :)
    Mas, continuo a manter me informado… :D
    E tu passas bem a mensagem! :)
    Finalmente a fazer aquilo que querias… cenas que dão pica! :D
    Boa sorte!!!

  5. Quando se lê sobre temas interessantes, lê-se sempre :)
    Espero que o novo desafio dê ainda mais “pica” que o anterior e te permita aprender ainda mais.

    Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>