Sun Microsystems despede 6000: e o Java?

A Sun anunciou hoje que iria despedir 6000 funcionários, 18% do total, durante o próximo ano.
Algo deste género já era de espera pois nestas últimas semanas têm falado cada vez mais do colapso da Sun, que perdeu um terço do seu valor em bolsa nos

últimos tempos, como se vê facilmente pelo gráfico apresentado.

JAVA plunges

A saída provável de que se fala é de uma venda, sendo que os principais nomes falados são os concorrentes HP, IBM, DELL e ainda a Oracle, que gosta de comprar tudo só porque pode. De entre

entes uma compra por parte da Oracle poderia ser a mais problemática, não só por uma razão de cultura de empresa como alguns conflitos de interesses – não esquecer que a MySql é parte da Sun.

A questão que interessa pensar aqui é, o que acontecerá à tecnologia Java.

Uma enorme quantidade de profissionais e empresas têm uma aposta forte na tecnologia e sendo a mesma open-source, existirá de certeza gente para garantir que a plataforma continua a evoluir. Aliás, a decisão de abrir o código da plataforma Java foi das poucas decisões 100% acertadas da Sun pois permite um grau de confiança a todos os players que não teríamos se fosse uma tecnologia proprietária – estaria agora toda gente a pensar no que pode acontecer.

Eu na realidade até penso que um enfraquecimento da Sun até pode ajudar a evolução da plataforma.
Em primeiro lugar, seria de valor uma reestruturação do JCP para agilizar e coordenar melhor o processo de evolução da linguagem que deixa muito a desejar agora. Em segundo lugar, penso que haveria muito menos conservadorismo nessas mesmas evoluções, e teríamos melhores condições de competir com plataformas que evoluem mais rápido como seja o .Net.

Em resumo, sim, a Sun está na merda, mas o Java vai continuar saudável. Ainda melhor do

que está actualmente, espero eu.

2 thoughts on “Sun Microsystems despede 6000: e o Java?”

  1. Só hoje li este post, mas acho que ainda vou a tempo de comentar. :-)

    Já deves ter reparado no que aconteceu à industria de TI 3 meses depois deste post. Compara o mesmo gráfico que utilizaste com todas as empresas que referiste como potenciais compradoras da Sun. Sim, as mesmas que hoje estão a despedir milhares de pessoas. A vantagem que vejo para a Sun na actual conjuntura económica? A aposta no software open source. As empresas estão cada vez mais receptivas a estudar alternativas que permitam poupar e a enfrentar os tempos difíceis que se aproximam. Esperemos que tudo isto passe depressa!

  2. Boas Luís,

    Tens toda a razão. Este post foi antes desta segunda bolha e as perspectivas eram diferentes. Agora estão quase todas na mesma situação, embora diga-se a verdade, já se falava dos resultados da trimestrais da Sun e do perigo de colapso pelo menos desde há 1 ano.

    Eu também acredito que a aposta em open-source foi, como disse no post, das decisões mais acertadas que vi a Sun fazer nesta área. Os clientes sentem segurança em continuar parcerias com a Sun, e isso é bom para o negócio da empresa, e os profissionais ganham um ownership diferente e podem ajudar a evoluir a plataforma.
    Mas isto é o caso do Java, se formos ver como funciona a comunidade do Open Solaris, também tem as suas questões.

    Eu pessoalmente estou contente com todo o apoio que a Sun dá às comunidades, tanto a nível nacional pela tua pessoa, como a nível internacional que dão um apoio espectacular.

    O JCP é algo de positivo, mesmo com todos os defeitos que possa ter e o que interessa é que se queira melhorar o processo. Uma das coisas que a Sun fez de louvar foi permitir a inscrição gratuita dos JUGs como membros do JCP até ao fim de Fevereiro, uma inscrição que para instituições não governamentais tem o valor de 2.000 dólares.
    No próximo evento de PT.JUG tentaremos saber se há um grupo interessado em participar e trazer assim valor para fora do JUG, além do conhecimento que é partilhado internamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>