JavaFX e o forcing da Sun

Tal como no ano passado, também este ano a Sun tem tentado

fazer um push muito grande da tecnologia JavaFX.
Começou com a sessão de abertura do evento e com a uma afirmação um pouco surreal que nada daquilo era possível fazer com outras tecnologias.
A realidade que eu vejo é que

Flash, Flex, Air e Silverlight estão bem à frente do JavaFX em termos de aceitação, complexidade de aplicações e efeito wow. O único uso em que vejo lógico o JavaFX é para os actuais programadores Swing, que não são assim tantos. E mesmo aqui penso que preferia uma solução com Flex e java a funcionar por baixo com BlazeDS ou GraniteDS.

Outra questão é a integração do JavaFX e do JavaFX Script com as linguagens dinâmicas existentes na JVM actualmente (JRuby, Grooby, Jython, etc.). A questão de como usar estas linguagens no JavaFX da forma como são usadas hoje em dia para facilitar o desenvolvimento de applets foi levantada ontem na sessão do Script Bowl mas ficou sem resposta e causou alguns risos nos oradores.

A ideia geral com que fico e depois de falar com muita gente, tendo todos a mesma ideia, é que JavaFX é ainda pouco maduro em relação à concorrência e não tem lógica fingir que é a melhor coisa à face da terra. Tem a vantagem de ser open-source – penso eu, não verifiquei -, que das outras apenas o Flex é. Mas não chega.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>