Exadel coloca produtos open-source

Acabado de chegar ao trabalho, fui dar a visita diária pelas minhas feeds

no google reader, e encontrei este interessante post com a notícia acabada de sair do forno: a Exadel, conhecida pelos produtos Ajax4jsf, Richfaces e pelo Exadel Studio, decidiu disponibilizar o Richfaces e o Exadel Studio Pro para desenvolvimento da comunidade open-source, colocando-os sobre a égide do JBoss.org.
O Ajax4jsf já tinha sido integrado no java.net e passa agora para o JBoss.org. Tanto o Ajax4jsf como o Richfaces estão já disponíveis como projectos JBoss, como JBoss Ajax4jsf e JBoss RichFaces, respectivamente, enquanto que o Red Hat Developer Studio – que substituirá o Exadel Studio – estará disponível lá para o verão e virá tomar o espaço ocupado pelo JBoss IDE, também ele já baseado no Eclipse IDE. Enquanto não sai o Developer Studio, a Exadel colocou a vers

ão Pro do Studio em trial, até ser lançado o RHDS que pode ser sacado aqui.

Teremos, assim, um ambiente de desenvolvimento open-source, uma ferramenta de alta qualidade especializada para trabalhar com JSF, ADF, Seam e outros, e com especial cuidado à integração de componentes da família jboss. Destaca-se, especialmente, a atenção que será dada ao JBoss Seam, tecnologia que falarei num próximo post.

A Exadel, passa para um modelo de serviço e não de produtização, sendo que teremos a hipótese de contratar suporte. Os detalhes de como funcionará a parceria Red Hat / Exadel encontram-se neste post do Sacha Labourey, general manager da JBoss.

Isto são mesmo excelentes notícias. O Ajax4jsf é, pelo que ouvi falar, um bom produto para desenvolver ajax e Development Studio pode aumentar muito a produtividade, porque vai ter estas ferramentas todas integradas com wizards e coisas do género.

zp8497586rq