Post inaugural

Sejam muito bem-vindos ao Zona J, um blog sobre java feito por portugueses, em português. Este é um projecto de conjunto, sendo que no início irá contar com a participação de 6 bloggers portugueses, todos eles profissionais com experiência de desenvolvimento em tecnologias relacionadas com java e que a seu tempo serão apresentados. Estará também disponível brevemente a página de sobre nós.

Porquê um blog de java em português?
Alguns de nós, em conversas de café falámos durante algum tempo sobre o adormecimento da comunidade java em Portugal. Blogs são quase inexistente, Java User Groups é apenas o Java.pt e este não só é pouco dinâmico, com está preso pelo patrocínio de empresas e, como tal, não poderá ser isento. Ao comparar-se a força de comunidades portuguesas de Microsoft .net vemos que a dinâmica é totalmente distinta, embora acreditemos que existe uma enorme quantidade de pessoas com experiência, capacidade e vontade de partilhar na área java.
Assim, juntámo-nos uns quantos de nós e decidimos partilhar o que sabemos, pensamos e experienciamos.

Qual é o objectivo do blog?
O objectivo é, antes de mais, partilhar o que nos passa na cabeça. Os problemas que enfrentamos no dia-a-dia, as novidades que lemos com os nossos fantásticos agregadores RSS, as ideias que achamos que vão mudar o mundo da computação, etc.
Este não é, no entanto, o nosso objectivo primordial. O objectivo do blog apenas será atingido se conseguir gerar atenção da comunidade java, discussão séria e que motive a que mais pessoas, a título individual ou em grupo, criem projectos deste género.
Uma comunidade forte aumenta os standards de qualidade da industria e, como tal, a qualidade do nosso trabalho.

Porquê Zona J?
O grande problema em criar um blog é escolher o nome. Aliás, foi o que nos fez demorar mais tempo a arrancar com o projecto.
Queríamos um nome original e como somos informáticos – logo pálidos e com óculos fundo de garrafa – tínhamos de ter assim um trocadilho daqueles que provassem a nossa inteligência. Como se pode ver, não conseguimos. O máximo que obtivémos foi uma referência bem catita a um conhecido filme da nossa praça, puxando pelo facto de tudo o que quer ser respeitado no mundo java, ter de ter a letra J em maíuscula nalgum sítio do nome.

Porquê …
Porque sim.

É tudo por enquanto. Ficamos à espera do feedback de quem nos ler nestes primeiros tempos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>