PHP suportado na JVM?

Na sessão de JUG Leaders em que estive no JavaOne, o Matt Thompson (que agora anda pelo Twitter) que é um dos directores do java.net, entre outras coisas, pode ter feito um anúncio.

Ao falar sobre linguagens que correm na JVM no meio sem querer falou de PHP seguido de um “Oops, I just made an announcement”. Se estaria a brincar ou não, a ideia de a Sun suportar oficialmente PHP na JVM não me parece totalmente descabida. Tal como foram buscar pessoal do python para trabalharem no Jython, não me admirava de o mesmo se suceder com o PHP.

O foco na máquina virtual como plataforma quase agnóstica à linguagem de programação está a ser e será de extrema importância. Tanto pelas opções que oferece aos actuais programadores java, bem como a capacidade que tem de atrair programadores e projectos que não correm actualmente na plataforma java.
Este último caso é especialmente importante no caso do PHP, que tem um número gigantesco de developers e

projectos de grande dimensão que podiam ganhar com os serviços enterprise que J2EE pode oferecer.

Não se resolve no entanto, aquela que é uma grande vantagem do php e outras linguagens que é a facilidade de deploy. Eu pessoalmente já

tive na escolha de tecnologia como factor de ponderação a impossibilidade de conseguir web hosting decente para java, enquanto qualquer hosting tem php e outras linguagens. Este é um factor que faz com que muita gente se inicie e especialize em php.

Mas seria certamente interessante ter o PHP suportado pela Sun. O desafio técnico não é grande, o pessoal da Caucho já provou isso com o Quercus.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>